Os Desafios da Vendas B2B Com Marketing Digital

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Não é novidade que as vendas b2b são desafiadoras e demandam de mais esforço.

Contudo, quais são os caminhos que podemos trilhar com o marketing digital para facilitar o processo de vendas b2b?

É sobre isso que vamos falar neste conteúdo.

Processo de vendas b2b

O processo de vendas b2b, ou vendas complexas como algumas pessoas preferem chamar pode ser estruturados de várias maneiras.

O que é indiscutível, independente do processo que cada empresa executa, é que existem alguns fatores que são indispensáveis para o sucesso nas vendas b2b…

  • Aquisição de Leads assertiva, mais próximo possível do ICP (Perfil do cliente ideal)
  • Etapa de qualificação, para investir esforços nas melhores oportunidades
  • Geração de valor durante todo o processo
  • A vendas precisa ser consultiva

Um processo de vendas b2b é composto por 4 fases principais:

  1. Aquisição de Leads
  2. Qualificação (Oportunidades)
  3. Conversão de vendas
  4. Retenção de clientes

Cada uma dessas fazes podem se desdobrar em várias etapas, a depender da complexidade estratégica de cada mercado.

Clareza e gestão do processo de vendas são fatores decisivos para o sucesso do negócio.

Desafios comuns nas vendas b2b

Devido a complexidade no processo de vendas b2b, existem vários desafios que acompanham essa jornada

Vamos falar aqui dos principais desafios no processo de vendas b2b:

  • Impactar o cliente ideal (tomador de decisão)
  • Alto custo de aquisição de clientes
  • Ciclos de negociação longos
  • Na grande maioria das vezes a venda precisa ser consultiva, os vendedores precisam ser bem treinados
  • Exige personalização em todo o processo, pouquíssimos caso são replicáveis com exatamente o mesmo padrão

Ou seja, um processo de vendas 2b2 precisa acima de tudo, muita técnicas de vendas, bastante preparo, know-how, e principalmente capacidade de adaptação por parte dos vendedores e até mesmo da empresa em alguns casos.

Como o marketing digital pode apoiar as vendas b2b

Existem inúmeras possibilidade em que o marketing digital pode apoiar o processo de vendas b2b e torná-lo mais efetivo, barato e fácil de ser executado.

Aqui na Escallar, atuamos sob a cultura do Growth Marketing Sistêmico. É a forma de fazer marketing olhando para o todo, dentro e fora do negócio.

Seguindo essa linha de raciocínio, podemos então definir que o marketing pode e/ou deve apoiar todo o processo de vendas b2b.

A forma como acreditamos que o marketing pode apoiar o processo de vendas b2b passa pelos seguintes pilares:

  • Criação de audiência
  • Aquisição de clientes
  • Processo de qualificação de oportunidades
  • Conversão de vendas
  • Retenção de clientes

O marketing da sua empresa, para ser efetivo precisa observar e contribuir para toas essas etapas em um processo de vendas b2b.

Fale com a gente e descubra como podemos apoiar o seu processo de vendas com o Growth Marketing Sistêmico.

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